Notas sobre o lançamento do livro “João Paulo Pires de Vasconcellos…”

Confira aqui o que publicamos sobre o lançamento do livro “João Paulo Pires de Vasconcellos – Documentos e fatos de um dos maiores referenciais para o sindicalismo brasileiro combativo e atuante”, de Kleber William de Sousa (diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Timóteo e Coronel Fabriciano (Metasita) e jornalista), em nossos perfis nas redes sociais.

Evento foi realizado na sede do Sindmon-Metal no dia 25 de junho [Confira neste link matéria que anunciou o lançamento]
[Saiba mais sobre João Paulo]
[Veja o álbum de fotos do evento]

Livro JP (2)

O livro “João Paulo Pires de Vasconcellos – Documentos e fatos de um dos maiores referenciais para o sindicalismo brasileiro combativo e atuante”, de Kleber William de Souza, reúne textos (cartas e outros documentos) em que João Paulo (ex-presidente do Sindmon-Metal – 1972-1978) faz análises e reivindicações em torno de temas da classe trabalhadora (como demissão sem justa causa e jornada de trabalho, entre outros).
Durante o ato de lançamento da obra, na sede do Sindmon-Metal, no último dia 25, Kleber destacou o fato de João Paulo nunca se resumir apenas a análises e críticas. “Ele sempre apresentou propostas”, pontuou.
O autor diz já ter material suficiente para lançar um segundo livro sobre o sindicalista, programado para o próximo ano. “Se eu fosse usar tudo agora, dariam umas 480 páginas”, explicou.

A obra, com 184 páginas, terá outro lançamento nesta quarta (1º) durante a solenidade de posse da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Timóteo e Coronel Fabriciano (Metasita), da qual Kleber faz parte.

[Foto: João Paulo fala ao público presente ao lançamento de livro em sua homenagem. À mesa (esq. para a direita): Giovani Silva (assessor do deput. federal petista Leonardo Monteiro), Gentil Bicalho (pres. do PT de J. Monlevade), Laércio Ribeiro, ex-prefeito de João Monlevade pelo PT, gestão 1997-2000, Kleber William de Sousa, autor do livro; Otacílio das Neves Coelho, pres. do Sindmon-Metal; e Wilson Bastieri (ex-presidente do Sindmon-Metal, 1990-1993, e ex-vice-prefeito de Monlevade, 2009-2012) – Crédito: Míriam Costa]

Livro JP (1)


autógrafo Kleber William de Sousa e João Paulo (ex-presidente do Sindmon-Metal​ nos anos 1970 e ex-deputado federal constituinte) autografaram o livro “João Paulo Pires de Vasconcellos – Documentos e fatos de um dos maiores referenciais para o sindicalismo brasileiro combativo e atuante” na último dia 25, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade. Velhos companheiros e lideranças sindicais e políticas marcaram presença nessa homenagem ao João, uma das grandes referências do sindicalismo brasileiro.

Novo lançamento da obra acontece na quarta-feira, 1º, durante a solenidade de posse de diretoria do Metasita (Sindicato dos Metalúrgicos de Timóteo e Coronel Fabriciano). Kleber, autor do livro, é diretor da entidade.

joaokleberotawilson

Wilson Bastieri​ (ex-presidente do Sindmon-Metal​ e ex-vice-prefeito de João Monlevade) lembrou que, em 1969, chapa liderada por João Paulo para concorrer à diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade sofreu uma “campanha sórdida” da então Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira (atual ArcelorMittal). Mas, em 1972, João Paulo e seus companheiros foram vitoriosos e essa experiência sindical se tornaria fundamental para o chamado “Novo Sindicalismo” brasileiro (combativo e mobilizador). Mas, mesmo antes da vitória, ele vinha se articulando com movimentos sociais, o que pavimentou o caminho para que, mais tarde, surgissem iniciativas como o Grupo de Mulheres, de forte participação social e políticas.
“Para falar sobre João Paulo, seria necessário escrever outro livro”, disse Bastieri, na abertura do ato de lançamento de “João Paulo Pires de Vasconcellos – Documentos e fatos de um dos maiores referenciais para o sindicalismo brasileiro combativo e atuante”, do jornalista e diretor do Metasita Kleber William de Sousa.

 

JOAOEKLEBER

João Paulo, presidente do Sindmon-Metal no período 1972-1978, abraçado por Kleber William de Sousa, jornalista e diretor do Metasita, durante lançamento do livro “João Paulo Pires de Vasconcellos – Documentos e fatos de um dos maiores referenciais para o sindicalismo brasileiro combativo e atuante”. Evento foi realizado na sede do Sindmon-Metal, quinta-feira passada (25).

feliciana

Feliciana Saldanha, presidente da CUT Vale do Aço – que tem João Paulo em sua diretoria – destacou a inspiração que a capacidade analítica e a combatividade do ex-presidente do Sindmon-Metal (período de 1972 a 1978) continuam a trazer para seus companheiros de sindicalismo.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s